Cursos de Português para Estrangeiros
Destinatários dos cursos de Português para Falantes de Outras Línguas
Os cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, isto é, nacionais de países terceiros, comunitários, refugiados ou asilados, luso-descendentes, quando se justifique.
Finalidade
O domínio da língua portuguesa não só permite a comunicação com o outro e uma melhor interação com a sociedade de acolhimento, como se revela fundamental para uma plena integração na sociedade portuguesa, incluindo no mercado de trabalho. É ainda indispensável para a apresentação do pedido de nacionalidade, autorização de residência permanente e estatuto de residente de longa duração.
Designação do curso
Nível A2 - O Português para Falantes de Outras Línguas - O utilizador elementar no país de acolhimento
Nível B2 - O Português para Falantes de Outras Línguas - O Utilizador Independente no País de Acolhimento
Duração do curso
A duração do curso de nível A2 é de 150 horas.
A duração do curso de nível B2 é de 150 horas
O tempo de realização de cada curso de língua portuguesa para estrangeiros depende da organização de cada escola, consoante o número de horas de formação lecionadas por semana.
Requisitos para frequentar um curso de língua portuguesa
Não existem requisitos de acesso no que respeita ao género, escalão etário, habilitações escolares, situação face ao emprego ou nacionalidade, no entanto deve ser salvaguardada a situação regular do formando em Portugal, através de um título válido de residência (que em certos casos poderá ser o cartão de cidadão, se já naturalizados).
Documentos a apresentar
• Ficha de inscrição;
• BI/ Cartão de Cidadão (cidadão ou cidadã da UE); ou
• Passaporte com visto válido; ou
• Título Válido de residência em Portugal, ou comprovativo de que foi iniciado o procedimento para a sua obtenção, renovação ou prorrogação, junto do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (cidadãos imigrantes);
• Cartão de contribuinte;
Certificação para Prova de Nacionalidade
Se obtiver um certificado de nível A2 – Utilizador Elementar ou superior, está dispensado de fazer o Teste de Língua Portuguesa, mais conhecido como Prova da Nacionalidade.